Você sabe dizer não?

21 de outubro de 2017

Saber dizer não é uma arte e ao mesmo tempo uma necessidade.

Arte porque é preciso manter a classe, a elegância, ser direto e deixar claro porque não pode ou não quer aceitar uma nova demanda, utilizando todos esses elementos ao mesmo tempo.

São poucos os que se arriscam, mas eu lhes asseguro com a propriedade de quem pratica, que você tem nas mãos um ótimo campo experimental. Cuidará de si próprio, pois dedicará esforços ao que realmente é importante e beneficiará a outra parte porque a liberará para novas investidas, em outras direções.

Atualmente, precisamos “girar vários pratos” simultaneamente e sem deixar cair nenhum – família, profissão, desenvolvimento do intelecto, atualização acadêmica, hobbies e enfim tudo o mais que te faz feliz! Para tanto, você não poderá ser só amor, embora às vezes a gente queira ou se dedicar ao trabalho full time, apesar de que, em determinados momentos, essa atitude possa vir a te parecer a melhor solução ou ainda querer viver a vida desenfreadamente, por simplesmente considerar que merece.

Torna-se premente decidir o que deverá ser tratado em profundidade ou em caráter superficial, para dar conta de todas as esferas da vida “sem dor na consciência”. Nesse contexto, o processo de negação é absolutamente necessário.

Vou exemplificar. Você já enviou um e-mail para um Presidente e/ ou Diretor de uma empresa, para a qual desejava apresentar um novo produto ou encaminhar uma proposta técnico-comercial e não obteve retorno? Essa é uma situação que já vivi e que muitos alunos e interfaces em projetos tem me relatado. Além de denotar uma postura não recomendável, o mundo gira e amanhã ou depois aquela pessoa que te procurou pode estar em uma posição privilegiada e tenha certeza: ela se lembrará!

Por isso, sugiro: em próxima oportunidade reflita, decida como quer ser lembrado e qual impressão deseja imprimir como sua marca registrada.

Até a próxima!

Cristiane Cupello

Consultor e Professor em Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Projetos

ccupello@gmail.com

55 21 99394-6402

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2 Comments

  1. Luiz Affonso Romano · 22 de outubro de 2017 Reply

    Mesmo com a comunicação instantânea, aprenda a dizer que está ocupado; pergunte a melhor hora para retornar a ligação; anote para não esquecer de retornar ou programe o seu robô a lhe lembrar.
    É educado, faz bem a sua reputação, revela o seu profissionalismo.
    Bem lembrado, consultora Cristiane Cupello.
    Luiz Affonso Romano

    • Cristiane Cupello · 22 de outubro de 2017 Reply

      Ótimas orientações, Romano!
      Melhor ainda por saber que você segue (impreterivelmente!) cada uma delas, o que denota a credibilidade conquistada em todos esses seus bem vividos anos de experiência profissional.
      Grata pela atenção!
      Abraços,
      Cristiane Cupello

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