Profissionais da Consultoria

 

Consultor Júnior

Profissional com formação superior, experiência de um a cinco anos. Participa de projetos de Consultoria em atividades operacionais de pesquisa e levantamento de dados, apoiando o Consultor pleno ou sênior e sob sua supervisão. Elabora gráficos e relatórios preliminares para apreciação deles. Tem domínio básico de ferramentas/intervenções de Consultoria e entende as funções, as responsabilidades, seus objetivos e da equipe. Relaciona-se com o cliente para coleta ou troca de informações, não tem autoridade ou responsabilidade final pelos serviços contratados.

Consultor Pleno

Profissional com formação superior, experiência de cinco a dez anos. Executa trabalhos de Consultoria, através de uso de metodologias e ferramentas básicas e especializadas. Redige e participa da elaboração de diagnósticos e proposições nas diversas fases do projeto de Consultoria, acompanhado do Consultor sênior. Participa de contatos e reuniões com clientes em assuntos técnicos. Faz apresentações e conduz grupos em matérias técnicas, não estratégicas. Reporta aos superiores o status dos trabalhos, horas, despesas e problemas, por meio de relatórios parciais e planilhas, a fim de garantir que o contratado esteja de acordo com o prometido e orçado.

Consultor Sênior

Profissional com formação superior e curso de pós graduação latu sensu e/ou especialização em algum campo do conhecimento e em práticas de Consultoria, com experiência mínima de dez anos. Lidera projetos de Consultoria, interagindo com o cliente, desde a fase de contratação, atuando isoladamente e supervisionando consultores junior e pleno. É coresponsável, com o cliente, pelo pré-diagnóstico, identificação do problema real (situação atual- situação desejada), e, com o diretor de Consultoria, pela escolha e aplicação das metodologias de Consultoria, execução de intervenções no nível técnico, gerencial ou executivo. Apoia seu superior na gestão do projeto e para atingir a melhor relação custo/benefício. Conduz apresentações, tanto em projetos de Consultoria quanto em atividades de T&D. Escreve artigos e comentários sobre o corpo de conhecimentos da Consultoria.

Diretor de Consultoria

Profissional com formação superior e curso de pós graduação latu sensu e/ou especialização em algum campo do conhecimento ou em práticas de Consultoria, para diversos setores e áreas, com experiência mínima de quinze anos. Administra a Consultoria, traça estratégias, lidera pessoas e projetos, faz ou orienta a prospecção, indica e controla as etapas dos trabalhos, dirige as reuniões, gere o tempo dos consultores, responsável pela definição e aplicação das metodologias de consultoria, domina com maestria os instrumentos/ferramentas de intervenção, comunicação, MKT e vendas de Consultoria. Conduz apresentações a públicos diferenciados, tanto em projetos quanto em atividades de T&D. Escreve artigos sobre o corpo de conhecimentos da Consultoria. Relaciona-se ininterruptamente com o cliente e o contratante.

Coach de Consultores

Profissional com formação superior e curso de pós- graduação e/ou especialização, com experiência mínima de vinte anos na direção de empresa de Consultoria, com forte inclinação para estratégia, para identificar e entender as mudanças organizacionais, comportamentais, culturais e para a inovação. Artigos, matérias e trabalhos publicados. Ministra aulas (cursos, palestras, congressos). Sabe gerir o tempo, ouvir com atenção, perguntar com conexão, pautar temas e, principalmente, ter certeza que cada cliente é único. É independente, com forte comprometimento ético, presta e prestou serviços de consultoria técnica e/ou organizacional a pequenas, médias e grandes empresas na área industrial, comercial e de serviços, em empresas públicas ou estatais e a pessoas (profissionais da Consultoria). Posicionado e reconhecido como Consultor.