Posso ajustar-me às tendências do mercado? | Laboratório da Consultoria

Posso ajustar-me às tendências do mercado?

4 de maio de 2018

Sim. É o “mantra” do Consultor.
A vigilância sensível e permanente do Consultor ao Mercado é a atitude vital de seu êxito profissional. Ela permite identificar as características do mercado, os sintomas de mudanças, as nuances que as mudanças estão trazendo ao “design” do mercado; analisar esses sintomas, procurando no “design” os novos atores que estão provocando novas tendências originadas daquelas nuances; interpretar a atuação dos novos atores em função das novas tendências reveladas, vislumbrando oportunidades e ameaças voltadas para sua atividade.

Neste ponto o Consultor está de posse dos elementos essenciais para sua decisão sobre ajustar-se ou não a essas tendências reveladas; no caso de ajustar-se, esta decisão deverá ter sido apoiada, necessariamente, em estratégias que maximizem o aproveitamento das oportunidades e as limitações às ameaças. É o Método IAID*.

Uma metodologia simples de busca de novas tendências de mercado, pode ser aqui exemplificada com a automação constante, gerando queda no emprego,  oferta de atividades on-line,  adoção de novas formas de trabalho, de áreas de atuação, queda nas associações formais ( sociedades), tendência de formatação de parcerias por projetos,   diminuição de trabalho desenvolvido em escritórios e no cliente, aumento dos em  home-office…,  demandas que alteraram o mercado mundial.

 Luiz Affonso Romano é consultor organizacional, coach para desenvolvimento em consultoria, professor dos Cursos de Desenvolvimento de Consultores.

*Método IAID- 

Identificar – características do mercado, sintomas e nuances de mudanças;

Analisar– sintomas e nuances e procurar no “design” os novos atores que provocam novas tendências;

Interpretar– atuação dos novos atores em função das novas tendências reveladas; vislumbrar oportunidades e ameaças voltadas para sua atividade; e

Decidir- apoiado, necessariamente, em estratégias que maximizem o aproveitamento das oportunidades e as limitações às ameaças, avaliando com ênfase, vantagens e desvantagens relativas a fatores intangíveis.

 

Share Button

2 Comments

  1. Cesar Mastrorocco · 12 de maio de 2018 Reply

    Para quem está tomando pé das funções efetivas de um Consultor, as explanações de nosso Mestre são mais do que esclarecedoras e tornam claras as virtudes, ações e decisões que podem ser tomadas a partir de método consagrado.
    Um fator a destacar deve ser a capacidade de quem está gerenciando e/ou executando o projeto, cujas qualidades inerentes a matéria de trabalho devem ser embasadas em sua experiência profissional, seu network para eventual suporte e capacidade de comunicação com seu cliente final, de forma a que eventuais medidas a serem adotadas sejam compreendidas e disseminadas nas organizações que necessitem deste suporte.

    Por analogia, recordo-me da excelente atuação do ator Robert Duval, no papel de Consigliere da família Corleone , da trilogia O Poderoso Chefão, que atuava sempre em situações de crise, apresentando os prós e contras da solução a ser adotada, após amplo conhecimento dos fatos, análise baseada em sua experiência como advogado e conhecedor profundo do modus operandi da família e suas opiniões, para opinar e/ou comandar decisões, que geralmente eram respeitadas e cumpridas por quem as pedia.. Em suma, identificava o problema, analisava a questão sob diversos ângulos, interpretava as eventuais consequências de medidas a adotar e finalmente decidia sob a sua ótica, ou seja, o Método IAID- era inteiramente aplicado.

    Cesar Mastrorocco
    Consultor Empresarial
    acmast@uol.com.br

  2. Luiz Affonso Romano · 4 de maio de 2018 Reply

    Sabemos que o mercado de consultoria tem crescido nos últimos anos e as perspectivas são otimistas para os próximos, porém diante de um cenário ainda de retração econômica e instabilidade política, a demanda por serviços de consultoria tem ganhado um novo perfil- com ingresso de ex- profissionais do mundo corporativo, criando também empresas de consultoria de apenas um consultor que representam 80% das consultorias no País, que concorrem para a crescente de formatação de parcerias, o trabalho em home-office, coworking, entre outros.
    Luiz Affonso Romano
    Consultor

Leave a reply