Passo a passo para diminuir o estresse | Laboratório da Consultoria
Passo a passo para diminuir o estresse

8 de agosto de 2018

1. Planeje a sua vida e carreira. Uns adotam o semestre, outros dia a dia.
2. Escolha fazer o que mais gosta, dando sabor à vida, ao trabalho. O seu bem estar vale mais que um trabalho rotineiro, enfadonho, mesmo que remunere menos.
3. Não tenha receio de recomeçar, de se reinventar.
4. Exercite-se diariamente pela manhã ou à noite… ( natação, corrida, caminhadas…).
5. Adestre o e-mail e o celular, não acessando sempre ou desligando na hora do almoço, enquanto atende um cliente, colega, à noite quando está com a família. Afinal, você não é parteira, bombeiro, cardiologista, advogado criminalista.
6. Aprenda a ouvir. Ouça, ouça…até ficar rouco.
7. Faça pausas para descansar o cérebro, para a família, para você.
8. Aproxime a casa do trabalho ou o trabalho da casa ou adote o home-office, coworking.
9. Não responda enquanto com raiva, tenso. Deixe o texto decantar, maturar, e responda no dia seguinte.
10. Faça seu check-up anualmente.
Luiz Affonso Romano

1. Anna Dutra · 19 de agosto de 2018 Reply

Como o Coaching pode ajudar no gerenciamento do Estresse?

Coaching é um processo que utiliza ações psicoeducativas com o intuito de promover o Desenvolvimento Humano e a Transformação Pessoal.

Não é processo psicoterapêutico embora propicie resultados terapêuticos, tais como a ampliação do bem estar e a clareza sobre valores e forças pessoais para fortalecimento psíquico e emocional. A exteriorização de um desafio ou dificuldade caracteriza um evento terapêutico.

Sendo o estresse uma resposta apresentada frente a circunstâncias e a estados psíquicos e emocionais estabelecidos, o Coaching e sua abordagem multifatorial e multidisciplinar pode levar ao Coachee a clareza necessária sobre a integralidade do ser e a importante apropriação pelo Coachee de sua autonomia e responsabilidade frente às mudanças.

A abordagem integrativa é, nesse sentido, fundamental para um processo de mudança que afete e altere, constante e permanentemente, a postura do Coachee levando-o ao enfrentamento das causas e à observação atenta dos efeitos do estresse sobre sua vida cotidiana e suas relações.

Estar consciente é o passo primeiro para a adoção de hábitos e práticas que mitiguem e se possível eliminem os fatores de distração e amortecimento e que permitam ao indivíduo trabalhar na contenção das causas de estresse e no afastamento do distresse, fadiga crônica que tem alimentado e perpetuado estados pré-depressivos.

Meditação é um caminho de fortalecimento neural (vale aprofundar os aspectos neurocientificos comprovados) que leva a resultados – amplamente estudados e comprovados cientificamente – relacionados ao fortalecimento psíquico e emocional fundamentais para a lida com os aspectos que fazem emergir e amplificam os efeitos negativos do estresse, inicial ou já crônico.

O ansioso de hoje é o depressivo de amanhã.

Anna Dutra
    Consultora de DH e Coach de Florescimento Humano