Otimização de Custos e Recursos

1 de outubro de 2013

1 Comment

  1. Luiz Affonso Romano · 1 de maio de 2014 Reply

    Neste livro, Paulo relata as intervenções em consultoria e em cursos e seminários, desde à época do IAG/PUC. Experiente e talentoso professor e consultor Paulo Jacobsen já desmentia categoricamente a eficácia dos enxugamentos a bel prazer de executivos mal formados. Infelizmente, esta praga ainda resiste. Um deles- de Detroit- nesta semana, justificou, com um sorriso: que reduzindo em 50% a mão de obra conseguiu lucros fabulosos.

    Ora, olhou apenas para o umbigo, para os resultados imediatos, sem se aperceber do ambiente que criou na empresa e o que as tendências apontam: pessoas, e governos, optando pelos transportes coletivos.

    Paulo, neste livro, confirma que empregados, mesmo os de baixa qualificação, quando num ambiente em que se sintam reconhecidos, fazem a diferença. Está aí nas telas o filme The Lunchbox, com marmiteiros pontuais, treinados, orgulhosos do sistema de entrega, que vão e voltam para suas casas cantando e rindo. Missão cumprida.

    Em 21 capítulos e no anexo( Programa de Otimização de Custos), o prof. Paulo Jacobsen alerta-nos que devemos perseguir o produzir e prestar serviços “com desperdício zero”, com mais qualidade, que redução de custos nada tem a ver com redução de empregados e, sim, com mais satisfação para todos envolvidos.
    O programa, tanto em consultoria como em cursos/seminários, foi contratado por dezenas de empresas ( Petrobras, Cemig, PQU, Ericson, Copasa, Vale…) e mostra como o envolvimento e endosso da direção resulta bons produtos/serviços, em empregados altamente motivados, melhor atendimento e mais lucros para todos.
    Vale para hoje e para sempre.

Leave a reply