Os desafios da Comunicação Organizacional no trabalho do Consultor

25 de setembro de 2018

A Comunicação é natural a todo ser humano, uma vez que a sua história caminha ao lado da história da humanidade. Assim, a comunicação é um dos atos mais importantes da nossa vida, a toda instante estamos nos comunicando, seja de forma verbal ou não-verbal. Dessa forma, todo profissional precisa se comunicar da melhor maneira possível, para ter êxito nas suas atividades. Neste artigo, vamos falar mais precisamente dos desafios da comunicação organizacional no trabalho do consultor. Independente de qual área de atuação que o consultor exerça, é pressuposto básico do seu trabalho, além de estudar e respeitar a cultura da organização, entender como a comunicação acontece dentro e fora da organização que está atendendo.

Estudar a comunicação, fazer o diagnóstico e apontar, junto com a organização, as melhores ações para melhorar a imagem, o relacionamento, na busca de aperfeiçoar o modo de comunicação dos interlocutores internos são os meus desafios enquanto Consultora de Comunicação. Mas a proposta aqui é falar dos desafios que essa área apresenta para qualquer consultor, uma vez que todo trabalho desenvolvido precisa ser comunicado e compreendido. Cabe lembrar o que Rivaldo Chinem escreveu em seu livro sobre Comunicação Empresarial, em 2010, que “comunicação não é o que você diz, é o que o outro entende”. Por isso, que o feedback é tão importante em qualquer processo de trabalho, pois, ele é a certeza que o nosso interlocutor compreendeu a mensagem. O feedback, palavra de origem inglesa muito usada nas área da Administração, significa “realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento”.

Para desenvolver um excelente trabalho de consultoria é impreterível dar atenção à forma como a organização se comunica. O consultor deve entender que é preciso muito mais do fazer um excelente diagnóstico, quer na área da gestão, estratégia, ética ou avaliação financeira, ou seja, é fundamental saber comunicar esse diagnóstico da maneira com que todos o compreendam. O grande desafio do consultor, muitas vezes, é apontar questões óbvias, mas que ainda não tinham sido abordadas de forma tão objetiva pelos gestores. Evidencio aqui que o óbvio apenas se torna óbvio depois de expressado e compreendido.

Por que a comunicação organizacional é um grande desafio nos dias atuais? Com o avanço tecnológico, hoje temos inúmeros meios de nos comunicar. O que muitos ainda não se deram conta é que os números de canais de comunicação aumentaram, mas a forma que nos comunicamos ainda deve ser a mesma, com cordialidade, respeito e ética com o nosso interlocutor. O consultor de excelência, além de estar sempre atualizado, ser um bom ouvinte e observador, ter uma visão empresarial da sua área e também holística, identificar oportunidades e ser criativo, precisa aprimorar a sua comunicação constantemente, praticando uma comunicação de alta perfomance.

Ana Paula Megiolaro

Consultora de Comunicação e Educadora Corporativa da Apmegiolaro

Share Button

Leave a reply