O que faz uma Consultoria de Comunicação Organizacional?

23 de outubro de 2018

Essa é uma das perguntas que respondo, com muita frequência, quando conto que tenho uma Consultoria de Comunicação. Muitos me conhecem de longa data, atuo na Comunicação há quase 20 anos. Durante os quase 15 primeiros conciliei o trabalho de Assessoria de Imprensa, de Comunicação Interna e Consultoria com a Docência. Há exatos dez anos, em 2008, tive a minha primeira experiência como Consultora Organizacional e amei. Em meados de 2014, o desejo de me dedicar a isso aumentou e em 2015 abri minha empresa, com uma proposta, até então, inovadora para o mercado. Hoje, além de atuar no mercado como consultora e educadora corporativa da Apmegiolaro, continuo ligada a algumas instituições de ensino, lecionando em cursos de MBAs.

Mas o que, exatamente, faz uma Consultoria de Comunicação?

A partir da minha experiência profissional na comunicação organizacional, mais precisamente na gestão da comunicação, e de uma vasta pesquisa no mercado brasileiro para ter um negócio que beneficie o maior número de empresas possível, nasceu a Apmegiolaro Consultoria de Comunicação.

As etapas de trabalho da Consultoria de Comunicação são:

1) Diagnóstico: Estuda a Comunicação Organizacional do Cliente, baseada na visão empresarial e também holística, observando e sempre respeitando a Cultura Organizacional. Isso para fazer o diagnóstico, que aponta o que está ótimo, o que precisa melhorar e onde estão as questões a serem resolvidas na área da Comunicação.

2) Planejamento Estratégico de Comunicação: Temos dois caminhos para trabalhar: se não há documentos formais, realizamos uma imersão para identificar as ações de comunicação, torná-las conscientes e avaliar a sua eficácia; o outro, funciona como uma auditoria de comunicação, a partir do Planos de Ações de Comunicação da Organização, realizamos a validação da efetividade das ações de Comunicação. Tudo de forma simples e bem didática.

Áreas de atuação:

3) Comunicação Interna: Identifica os Fluxos da informação, observa a prática e orienta as correções, se necessário. Em organizações onde não há a formalização dos fluxos, construímos juntos, com o intuito de tornar a troca de informações, seja entre os setores e principalmente com os seus Clientes, cada vez mais eficaz. Desenvolvemos práticas excelentes de Comunicação com e entre os Colaboradores, para buscar ou manter a comunicação de alta performance.

4) Comunicação Externa: Revisa toda a Comunicação que chega até o público externo, por exemplo, conteúdos do site Corporativo; Presenças ou não nos Veículos de Comunicação (Mídia); orientação e construção de Manual de Redação e Conduta para as Mídias Sociais; Avaliação do Relacionamento com os stakeholders, principalmente com o Cliente.

5) Programa de Educação Corporativa: Educação Corporativa é muito mais que uma capacitação ou qualificação, trata-se de uma estratégia, de médio a longo prazo, com aposta certeira nos resultados, pois, trabalha as competências individuais assim como as da organização como um todo.  Aqui a elaboração de palestras, cursos e workshops acontece de forma personalizada, para suprir demandas comunicacionais. É importante destacar que as empresas preocupadas com a prática da Educação Corporativa pertencem ao seleto grupo daquelas que estão relacionadas ao processo de inovação contínuo e ao aumento da competitividade de seus produtos ou serviços, com o intuito de ampliar a sua lucratividade.

6) Publicações: Orienta a construção de Relatórios anuais e de sustentabilidade; Livros históricos e/ou comemorativos; Publicações institucionais; Conteúdos para sites; Cases para participar de premiações; Vídeos institucionais.

Qual o propósito do trabalho de uma Consultoria de Comunicação?

É importante destacar que todas as áreas precisam da comunicação, uma vez que ela é natural ao ser humano. A história da comunicação caminha ao lado da história da humanidade. Assim, a comunicação é um dos atos mais importantes da nossa vida, a toda instante estamos nos comunicando, seja de forma verbal ou não-verbal. Dessa maneira, todo profissional precisa se comunicar do melhor modo possível, para ter êxito nas suas atividades. Destarte, o principal propósito do trabalho de uma Consultoria de Comunicação é diminuir os custos e aumentar a lucratividade, uma vez que há pesquisas realizadas pelo Guru do Atendimento ao Cliente, o americano John Tschohl, comprovando que “90% de todos os problemas organizacionais são causados por deficiências na comunicação”. À vista disso, precisamos evitá-los trabalhando a educação corporativa para a prática de uma comunicação de alta performance.

Ana Paula Megiolaro

Consultora e Educadora Corporativa da Apmegiolaro

www.apmegiolaro.com

www.nacrisecrie.com

Share Button

Leave a reply