Farmácia de Manipulação
19 de dezembro de 2018O que é “Manipulação”?
Consiste em se preparar medicamentos com substâncias e matérias primas simples, em geral não exigindo equipamentos nem instalações industriais custosas, já que os produtos são “manipulados”, ou seja, feitos “à mão”…
Nossa “farmácia” pretende, justamente, oferecer remédios simples e objetivos para alguns males que incomodam aos administradores /empresários /executivos, gestores e profissionais em transição de carreira, pessoas em geral, apresentando receitas alternativas para algumas “doenças” que assolam as organizações e pessoas e aplicáveis no dia a dia dos consultores.
Por exemplo, temos na nossa botica o REMACRI, que vem obtendo larga e irrestrita aceitação. Vejamos porque:
1º) O Fabuloso “ REMACRÍ” ( Remédio para ser Mais Criativo)
1.1 – O sintoma e seu remédio:
Não conseguimos resolver o problema! Ele parece ser complicado e não vem sendo resolvido satisfatoriamente pelas vias normais. Ora, o sintoma aponta, quem sabe, para uma deficiência em nossa capacidade de análise criativa de problemas e quem sabe se não há algum remédio para se pensar melhor e ser mais criativo?
1.2 – Informações sobre o “REMACRÍ”
Nosso cérebro funciona a partir de padrões, organizando conceitos, pensamentos e palavras que conduzem a respostas sistemáticas e repetitivas. Mas um Consultor tem que necessariamente procurar ser original, diferente e inovador, procurando “olhar” a realidade do cliente sob ângulos diferentes e através de prismas e cores alternativas.
1.3 – Pois o “REMACRÍ” consiste, justamente, em se realizar uma série de atividades e assumir certas posturas, que estimulem e desenvolvam a capacidade criativa do Consultor, entre outras:
- a) Estimule seu olhar:
Tire seu relógio de onde está e troque-o, colocando no outro pulso. Deixe-o aí por 24 horas e depois retorne à posição original. Faça isso dia sim dia não e observe os resultados;
- b) Troque a posição de seu “mouse”- da direita para a esquerda, se não for canhoto-, passando a usar a outra mão para manipulá-lo. Conserve-se nessa nova posição por pelo menos um dia inteiro. Se tiver dificuldade com o seu trabalho, volte à posição inicial e recomece tudo mais tarde. Contudo faça isso TODOS os dias!
- c) Procure um lugar sossegado dê 10 passos para a frente e dez para trás – andando de costas (Cuidado com o mobiliário!). E você deve fazer isso com frequência, digamos pelo menos umas três vezes por dia.
- d) E quando estiver mais acostumado com o item “c” tente fazer a mesma coisa, só que agora subindo ou descendo a escada. Mas se segure nas paredes ou no corrimão – criativo sim , mas não de perna quebrada, OK?
Um nosso segundo remédio: o “REFÓPRO”
Com certeza, o nome é até meio esquisito, mas vem conquistando resultados excelentes. Vejamos a “receita”:
2º ) O Excelente “REFÓPRO” ( Remédio para Focalização no Problema )
2.1 – O sintoma
O Consultor ajuda a resolver problemas. Um problema é uma discrepância – um distanciamento um “gap”– , entre uma Situação Atual, que incomoda, e uma Situação Desejada, melhor que a anterior e resolve-se o problema indo-se de uma para outra.
No entanto, os problemas vêm geralmente inter-relacionados, com frequência um sendo a causa de outro e vice-versa. Pobreza resulta em deseducação e a falta de educação, por sua vez, provoca pobreza… Por onde começar? Ou seja, definir qual o real problema pode ser difícil.
- 2 – Informações
Uma das soluções para esse “sintoma” é procurar-se focalizar a Situação Atual/Inicial sob certo ângulo, até escolhendo-se, entre muitas, aquela que mais nos preocupa ou que está ao nível dos conhecimentos e recursos disponíveis.
Para isso, um dos caminhos é reduzir, baixar, diminuir o nível de abstração aplicado. Por exemplo, uma coisa é se resolver um caso de uma criança doente de tifo, outra é cuidar de medidas para que não se alastre numa escola ou comunidade e outra se pesquisar uma vacina para a doença.
Paulo Jacobsen é consultor