Definindo o Consultor

Definindo o Consultor

12 de fevereiro de 2019 0 Por Luiz Affonso Romano

O que faz o consultor?

Identifica, com o cliente,  a  Situação Atual e a Desejada–   as decisões erradas têm início pela errônea definição do real Problema.
Identificado o Problema, analisado e interpretado,  elaborado, com o cliente, o Diagnóstico, averígua a origem, a causa, do Problema,  escolhem a alternativa, qual o instrumento/ferramenta,  inicia a  implantação de soluções (para a criação, melhoria e correção/ retificação de estruturas, processos, políticas e/ou estratégias organizacionais), participa ou não do  acompanhamento, e mensura os resultados.
Desperta o cliente para novas oportunidades e (vi) e, com o olhar de distanciamento, enxerga ameaças à empresa-cliente

Principais vantagens para a empresa na contratação de um Consultor

As principais vantagens são:

  • independência;
  • visão externa;
  • neutralidade;
  • experiências múltiplas;
  • atenção concentrada e tarefas temporárias (princípio, meio e fim).

Os consultores profissionais brasileiros atingiram elevado nível de proficiência, resultado tanto do permanente aprimoramento técnico como da experiência no trato dos mais diversos problemas das empresas públicas e privadas. E hoje fazem escola!

O que as empresas esperam de um Consultor?

Para intervir na disfunção detectada,

  • sugerir,
  • atenuar defasagens,
  • suprir uma competência, por ser opinião “de fora”, independente, isento.

E quando da mudança no negócio e/ou na demanda, para aconselhar,

  • recomendar,
  • tornar transparente a realidade não percebida ou abafada pelo dia a dia corporativo.

Por que o Curso de Desenvolvimento de Consultores?

Intensivo, é o mergulho profundo na Consultoria, convívio e diálogo com experientes professores- consultores (4 décadas ininterruptas de Consultoria), trabalho em grupo, networking para formatação de parcerias. É o visitar as Diretrizes e as situações reais (vivências e estudos de casos).

O curso levará o participante a:

  • conhecer e discutir os papeis e estilos do Consultor,
  • os modelos de atuação,
  • o Mercado e Tendências,

E ensinará:

  • como se posicionar,
  • como fazer uso da Comunicação, do MKT,
  • como Vender serviços Intangíveis e não Apartados do Consultor,
  • Como se comportar do contato inicial à boa venda da Consultoria e
  • a Organizar a sua consultoria.

Luiz Affonso Romano é consultor, coach para desenvolvimento de consultores, coordenador do Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil e instrutor do Curso de Desenvolvimento de Consultores.

 

Quer saber mais? Veja o programa do Curso no Laboratório da Consultoria

ou fale com o consultor Luiz Affonso Romano