Farmácia de Manipulação

O  QUE É “MANIPULAÇÃO”?

Consiste em se preparar medicamentos com substâncias  e matérias primas simples, em geral  não exigindo  equipamentos  nem instalações  industriais custosas,  já que os produtos  são “manipulados”, ou seja, feitos “à mão”…

Nossa “farmácia” pretende, justamente, oferecer  remédios simples e objetivos para alguns males que incomodam  aos administradores /empresários /executivos, gestores e profissionais em transição de carreira, pessoas em geral, apresentando receitas alternativas para algumas  “doenças” que assolam as organizações e pessoas  e aplicáveis no dia a dia dos Consultores dessa área.

Por exemplo, temos na nossa botica o  REMACRI, que vem obtendo larga e irrestrita aceitação.  Vejamos porque:

1º  )  O FABULOSO “ REMACRÍ”  ( Remédio para ser Mais Criativo)

1.1 -O sintoma e seu remédio:

Não conseguimos resolver o problema! Ele parece ser complicado e não vem sendo resolvido satisfatoriamente pelas vias normais. Ora, o sintoma aponta, quem sabe,  para uma deficiência em nossa capacidade de análise criativa de problemas e quem sabe se não há algum remédio  para se pensar  melhor e ser mais criativos?

 

1.2 -Informações sobre o “REMACRÍ”

Nosso cérebro funciona a partir de padrões, organizando conceitos, pensamentos e palavras que  conduzem a respostas sistemáticas e  repetitivas .  Mas um Consultor tem que necessariamente  procurar ser original, diferente e inovador, procurando  “olhar” a realidade do cliente  sob ângulos diferente e através de prismas e cores alternativas.

 

1.3 – Pois o “ REMACRÍ” consiste, justamente,  em se  realizar uma série de atividades e assumir certas posturas, que estimulem e desenvolvam a capacidade criativa do Consultor, entre outras :

a)       Estimule seu olhar:

Tire seu relógio  de onde está e troque-o,  colocando no outro pulso. Deixe-o aí por 24 horas e depois retorne  à posição original.  Faça isso dia sim dia não e observe os resultados;

b)    Troque a posição de seu “mouse”- da direita para a esquerda, se não for canhoto-, passando a usar a    outra mão para manipulá-lo.  Conserve-se nessa nova posição por pelo menos um dia inteiro .  Se tiver dificuldade com o seu trabalho, volte à posição inicial e recomece tudo mais tarde…  Mas faça isso TODOS os dias!

c)       Procure um lugar sossegado dê 10  passos para a frente e dez para trás – andando de costas (Cuidado  com o mobiliário!). E você deve fazer isso com frequência ,  digamos, pelo menos umas três vezes por dia.

d)       E quando estiver mais acostumado com o item “c” tente fazer a mesma coisa,só que agora  subindo ou descendo uma escada.  Mas se segure nas paredes ou no corrimão – criativo  sim , mas  não de perna quebrada, OK?

_____________________________________________________________________________UM  NOSSO  SEGUNDO REMÉDIO:  O  “REFÓPRO”

Com certeza, o nome é até meio esquisito, mas vem conquistando resultados excelentes. Vejamos a “receita”:

2º ) O EXCELENTE  “REFÓPRO” ( Remédio para Focalização no Problema )

2.1 – O sintoma

O Consultor ajuda a resolver problemas. Um problema é uma discrepância – um distanciamento (um “gap” ) – , entre uma Situação Atual que incomoda e uma Situação Desejada, melhor que a anterior e resolve-se o problema indo-se de uma para outra.

No entanto, os problemas vêm geralmente inter-relacionados, com frequência um sendo a causa de outro e vice-versa. Pobreza resulta em deseducação e a falta de educação, por sua vez, provoca  pobreza… Por onde começar ? Ou seja,  definir qual o real problema pode ser difícil.

2. 2 – Informações

Uma das soluções para esse “sintoma” é procurar-se focalizar a Situação Atual/Inicial sob certo ângulo , até escolhendo-se, entre muitas, aquela que mais nos preocupa ou que está ao nível dos conhecimentos e recursos disponíveis.

Para isso, um dos caminhos é se reduzir, baixar, diminuir  o nível de abstração aplicado.Por exemplo, uma coisa é se resolver um caso de uma criança doente de tifo, outra é cuidar de medidas para que não se alastre numa  escola ou comunidade e outra se pesquisar  uma vacina  para a doença .

Share Button