Conhecendo o Mundo da Consultoria

15 de dezembro de 2017 3 Por Laboratorio da Consultoria

Nós, profissionais que trabalhamos com orientações profissionais, seja em consultoria ou durante nossa atividade na área de educação corporativa, escutamos com frequência algumas frases como essas a seguir:

“Nossa, tenho vontade de trabalhar com consultoria” ou então – quando perguntamos sobre o futuro da carreira de alguns profissionais – vou desenvolver a minha trajetória profissional e quando tiver a idade “x” ah, aí eu vou “dar” consultoria!”

Para muitos profissionais prestar serviço de consultoria pode representar ser o apogeu da sua carreira.

Para outros parece a apoteose… mas a do samba, sabe? Depois que termina o desfile?

Esse pensamento em relação à atividade de consultoria como se fosse a fase final de uma carreira profissional pode estar estabelecido por pessoas que não conhecem a atividade ou possuem pouquíssimas informações sobre o mundo da consultoria.

E olha, hoje já temos pessoas em início de carreira que já estão estruturando seu trabalho em consultoria.

A formação de um consultor não é algo que depende apenas da sua formação acadêmica, ou, tão somente da experiência profissional, mas também de conhecer o que se pratica nesse campo de trabalho – que cresce e se apresenta hoje como uma aposta para muitos especialistas e pessoas que nem sempre estão ou querem estar vinculados a uma empresa como um colaborador.

Para formar ou desenvolver um consultor, além das suas próprias experiências em cada projeto, cada cliente, é também importante que ele compartilhe experiências com colegas da área, possa conhecer novos profissionais com bagagens diferentes e conhecimentos até então não sabidos.

No Brasil, se quisermos buscar alguma fonte sobre o mercado de consultoria ou o perfil de consultores ou empresas que trabalham com consultoria, temos raros materiais.

Porém, um desses raros materiais é a Pesquisa que gostaria de comentar agora.

Com a finalidade de conhecer informações estratégicas, táticas e operacionais sobre o mercado de consultoria no Brasil é realizada anualmente a Pesquisa Perfil das Empresas da Consultoria – agora na versão 2017, que é a 5ª edição de um questionário online que pede a atenção por alguns minutos do consultor para que possa contribuir com informações como:

  • Sua perspectiva sobre o mercado e a necessidade da consultoria no Brasil;
  • Número de consultores por Estado e municípios (novidade em 2017) do Brasil;
  • Se a consultoria é uma atividade exclusiva ou parcial em sua rotina de trabalho;
  • Qual o valor dos honorários e/ou hora-aula no caso de treinamentos praticados em 2017;
  • Quais as principais atividades de formação e desenvolvimento de consultores, etc.

Ao mapearmos essas e outras mais informações – são 32 questões de respostas ágeis – conseguiremos mapear o perfil desta área de atuação no Brasil e posteriormente, compartilhar informações relevantes para que profissionais em formação, em desenvolvimento ou seniores possam se basear sobre prospecção de serviços, necessidades dos clientes, valor de honorários para referência, por exemplo.

A informação é matéria-prima para o consultor. Desde o momento que o cliente nos aciona, durante todo o processo de formulação da proposta, execução e encerramento do projeto.

Por que não nos informarmos mutuamente, não é?

Se você chegou com sua leitura até aqui e é um consultor em atividade atualmente, solicitamos sua participação para responder à Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2017.

É só clicar neste link: https://pt.surveymonkey.com/r/perfil-consultoria-2017

Ah, apenas para informação, esta pesquisa é gerada através de trabalho especializado de consultores que se dedicam a elaborar e estruturar questionários, coletar, compilar e analisar dados e transformá-los em informações ricas para nosso campo de trabalho.

Sendo assim, quando é finalizada a pesquisa, e durante um período, ela é comercializada em sua versão integral.

Quem participar respondendo a pesquisa atual receberá, neste ano, como uma gratificação por ter participado, os resultados na íntegra da pesquisa de 2016 e uma síntese da pesquisa 2017.

Como andam suas informações sobre o mundo da Consultoria?

Lembre-se que especialidade é importante mas não podemos depender apenas de visões restritas. Precisamos, sempre que possível, ampliar horizontes, visões e prospecções.

Boas oportunidades!

Janaína Firmino é consultora, professora da FGV e fundadora da Humanativa Desenvolvimento

Ouvimos por aí nº 90, dezembro 2017

https://monitordigital.com.br/conhecendo-o-mundo-da-consultoria-3