Conhecendo o Mundo da Consultoria

15 de dezembro de 2017

Nós, profissionais que trabalhamos com orientações profissionais, seja em consultoria ou durante nossa atividade na área de educação corporativa, escutamos com frequência algumas frases como essas a seguir:

“Nossa, tenho vontade de trabalhar com consultoria” ou então – quando perguntamos sobre o futuro da carreira de alguns profissionais – vou desenvolver a minha trajetória profissional e quando tiver a idade “x” ah, aí eu vou “dar” consultoria!”

Para muitos profissionais prestar serviço de consultoria pode representar ser o apogeu da sua carreira.

Para outros parece a apoteose… mas a do samba, sabe? Depois que termina o desfile?

Esse pensamento em relação à atividade de consultoria como se fosse a fase final de uma carreira profissional pode estar estabelecido por pessoas que não conhecem a atividade ou possuem pouquíssimas informações sobre o mundo da consultoria.

E olha, hoje já temos pessoas em início de carreira que já estão estruturando seu trabalho em consultoria.

A formação de um consultor não é algo que depende apenas da sua formação acadêmica, ou, tão somente da experiência profissional, mas também de conhecer o que se pratica nesse campo de trabalho – que cresce e se apresenta hoje como uma aposta para muitos especialistas e pessoas que nem sempre estão ou querem estar vinculados a uma empresa como um colaborador.

Para formar ou desenvolver um consultor, além das suas próprias experiências em cada projeto, cada cliente, é também importante que ele compartilhe experiências com colegas da área, possa conhecer novos profissionais com bagagens diferentes e conhecimentos até então não sabidos.

No Brasil, se quisermos buscar alguma fonte sobre o mercado de consultoria ou o perfil de consultores ou empresas que trabalham com consultoria, temos raros materiais.

Porém, um desses raros materiais é a Pesquisa que gostaria de comentar agora.

Com a finalidade de conhecer informações estratégicas, táticas e operacionais sobre o mercado de consultoria no Brasil é realizada anualmente a Pesquisa Perfil das Empresas da Consultoria – agora na versão 2017, que é a 5ª edição de um questionário online que pede a atenção por alguns minutos do consultor para que possa contribuir com informações como:

  • Sua perspectiva sobre o mercado e a necessidade da consultoria no Brasil;
  • Número de consultores por Estado e municípios (novidade em 2017) do Brasil;
  • Se a consultoria é uma atividade exclusiva ou parcial em sua rotina de trabalho;
  • Qual o valor dos honorários e/ou hora-aula no caso de treinamentos praticados em 2017;
  • Quais as principais atividades de formação e desenvolvimento de consultores, etc.

Ao mapearmos essas e outras mais informações – são 32 questões de respostas ágeis – conseguiremos mapear o perfil desta área de atuação no Brasil e posteriormente, compartilhar informações relevantes para que profissionais em formação, em desenvolvimento ou seniores possam se basear sobre prospecção de serviços, necessidades dos clientes, valor de honorários para referência, por exemplo.

A informação é matéria-prima para o consultor. Desde o momento que o cliente nos aciona, durante todo o processo de formulação da proposta, execução e encerramento do projeto.

Por que não nos informarmos mutuamente, não é?

Se você chegou com sua leitura até aqui e é um consultor em atividade atualmente, solicitamos sua participação para responder à Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2017.

É só clicar neste link: https://pt.surveymonkey.com/r/perfil-consultoria-2017

Ah, apenas para informação, esta pesquisa é gerada através de trabalho especializado de consultores que se dedicam a elaborar e estruturar questionários, coletar, compilar e analisar dados e transformá-los em informações ricas para nosso campo de trabalho.

Sendo assim, quando é finalizada a pesquisa, e durante um período, ela é comercializada em sua versão integral.

Quem participar respondendo a pesquisa atual receberá, neste ano, como uma gratificação por ter participado, os resultados na íntegra da pesquisa de 2016 e uma síntese da pesquisa 2017.

Como andam suas informações sobre o mundo da Consultoria?

Lembre-se que especialidade é importante mas não podemos depender apenas de visões restritas. Precisamos, sempre que possível, ampliar horizontes, visões e prospecções.

Boas oportunidades!

Janaína Firmino é consultora, professora da FGV e fundadora da Humanativa Desenvolvimento

Ouvimos por aí nº 90, dezembro 2017

https://monitordigital.com.br/conhecendo-o-mundo-da-consultoria-3

 

 

Share Button

3 Comments

  1. Marcos Teixeira · 22 de fevereiro de 2018 Reply

    Tão importante quanto a troca de experiências, aprendizados e atuação em rede com outros consultores é buscar fontes de informações qualificadas e confiáveis sobre Consultoria no Brasil. Infelizmente, existem várias fontes que tem apenas o objetivo de gerar renda para que as vende e que não é o caso da pesquisa que recebi sobre o mercado de consultoria entre 2014 e 2016. Muitas informações de qualidade e com um bom nível de profundidades para uso em decisões estratégicas e definição da forma mais adequada de atuar.

    Marcos Teixeira – Consultor -Gestão Regulatória Materiais e Produtos e Cadeias Sustentáveis.
    marcos.teixeira@greenfuture.net.br Tel:47 999131718
    http://www.greenfuture.net.br

  2. Fernando Onosaki · 15 de dezembro de 2017 Reply

    Utilizam a metodologia do MCI- Management Consulting Institute?

    • Luiz Affonso Romano · 12 de abril de 2018 Reply

      Fernando, entre outras, são questões do dia a dia do consultor no Brasil, oriundas também de bibliografia não passageira de consultoria organizacional, formuladas por consultores que estão no mercado há décadas e de pesquisas com consultores.
      Qualquer dúvida, retorne por e-mail ou por fone.
      Juntos vamos construir 2018.
      Luiz Affonso Romano

Leave a reply