Como estruturar um negócio de consultoria III Como se colocar no mercado?

20 de outubro de 2017

Consolidado seu capital intelectual de base (o qual, cabe ressaltar, deve-se manter em contínua expansão ao longo da carreira), algumas questões pragmáticas se colocam ao consultor quanto ao seu ingresso e posicionamento no mercado.

Forma de atuação. Em primeiro lugar, ele precisa definir como vai atuar: será um profissional liberal, preencherá cargo em uma empresa de Consultoria ou abrirá sua própria? Entre os méritos dessa questão, não sendo funcionário de uma companhia da área, o consultor deve ponderar sobre abrir seu próprio escritório ou trabalhar em home office ou coworking.

Com a praticidade operacional oferecida pela virtualidade dos serviços na era digital da internet, a existência “física” de um espaço específico para o negócio não se faz sempre necessária – e a modalidade do trabalho em casa dispensa gastos com novas instalações físicas e com deslocamento. Além do tempo e do estresse decorrente. Há que se ter disciplina na aproximação da residência ao escritório. Prós e contras.

Mas o profissional pode optar pela aquisição de um outro imóvel por valorizar, por exemplo, dispor de um ambiente formal próprio para reuniões com clientes e interessados – passando a considerar, com isso, os elementos que compõem uma estrutura básica funcional (recepção, computador com acesso à web, linha telefônica comercial, impressora, empregados etc.) e sua regularização como empreendimento nos órgãos públicos.  Aqui, fatores como poder de investimento, perda de horas com deslocamento  e pretensão organizacional são definidores para a escolha adequada.

Além desses dois rumos distintos há a via do coworking, baseado no compartilhamento de um mesmo ambiente de trabalho bem aparelhado por profissionais independentes de ramos diversos – uma alternativa atraente devido ao preço reduzido pelo acesso à  estrutura de escritório coletivizada, elogiada ainda como favorável à produtividade e ao estabelecimento (ou ampliação) de rede de contatos de negócios (networking).

*Curso Introdução à consultoria Online com Luiz Affonso Romano https://lp.administradores.com.br/l/consultoria e      Perfil das Empresas de Consultoria 2014/2015 e 2016 http://laboratoriodaconsultoria.com.br/site/perfil-das-empresas-de-consultoria-no-brasil-2016/

 

 

 

 

Share Button

Leave a reply