Como estruturar um negócio de consultoria I

18 de outubro de 2017

 

A área de Consultoria resguarda uma importância estratégica inquestionável para o autoconhecimento, o desenvolvimento e a produtividade das empresas, e não à toa o mercado do segmento tem crescido** em um cenário de permanente competitividade. Entre as razões pelas quais companhia/organização/empresa/pessoas contratam  serviços de consultoria , estão, por exemplo, a procura de informações/ competências de não domínio, o diagnóstico do real problema, de novos conhecimentos e inovações ante o atual panorama da economia globalizada; a investigação, avaliação e a interpretação acerca do momento corrente da organização para se implementar mudanças, medidas de melhoria; e a busca por técnicas e métodos a serem instaurados para melhor respaldar e qualificar as tomadas de decisão dos gestores corporativos.

Enquanto agente de mudanças auxiliar à direção da empresa contemplada, é função do consultor, afinal, diagnosticar com o contratante o real problema, e não apenas o sintoma comunicado pelo cliente, atender às necessidades do cliente com a sugestão de alterações – embasada em pesquisa, entrevistas e conhecimento – para a reversão de um cenário negativo, proporcionando valor agregado em áreas como conteúdo, expertise e comportamento/ habilidade.

Trata-se, assim, de prestação de serviço baseada na análise, interpretação e no aconselhamento qualificados para identificar, com o cliente,  problemas (operacionais, pessoais etc.), propor soluções e auxiliar na implantação destas, por meio de processo que envolve mergulho profundo na realidade da instituição contratante, levantando informações com funcionários, setores e dinâmica organizacional para obter  diagnóstico da situação atual  e apresentar, então, medidas pensadas para transformá-la positivamente – como a otimização da circulação de informações no ambiente empresarial, o aperfeiçoamento de seu capital humano, adequação aos novos tempos dos seus produtos/serviços e o fortalecimento de sua imagem pública.

Como, porém, se ergue uma carreira em Consultoria a partir do zero? Que tipo de competências o mercado exige para quem quer ingressar na área com potencial competitivo? Quais são os motivos que levam à contratação? De que maneira o consultor determina sua forma e área de atuação, implanta e sustenta seu serviço?
Confira as respostas para essas questões e algumas dicas práticas neste guia de como estruturar seu negócio em Consultoria no:

*Curso Introdução à consultoria Online com Luiz Affonso Romano https://lp.administradores.com.br/l/consultoria

** perfil das Empresas de Consultoria no Brasil( 2014/15 e 16)http://laboratoriodaconsultoria.com.br/site/perfil-das-empresas-de-consultoria-no-brasil-2016/

 

Share Button

Leave a reply