Além da Formação e do Treinamento de Consultores.

11 de março de 2018

Ser consultor é muito mais do que dar conselhos, viajar muito, hospedar-se em bons hotéis, trabalhar em várias empresas e conhecer pessoas interessantes.

Na realidade, trata-se de uma profissão extremamente árdua, que obriga o consultor a uma vida de trabalho intenso, de atualização constante, de ambição desmedida pelo novo, de um pioneirismo quase fanático, de estar sempre ligado aos últimos acontecimentos e às novas descobertas. O bom consultor é sempre up to date.

Paradoxalmente, o consultor não pode se orgulhar da sua bagagem, sob pena de ser visto como pedante, não deve fazer uso ostensivo dela para evitar a arrogância, tendo de se colocar  em permanente postura de aprendizagem, reconhecendo que o seu conhecimento de hoje estará completamente superado  amanhã e, como na conhecida parábola chinesa, seu espirito deverá estar sempre vazio para assimilar o que está por vir.

Por outro lado, existem três fatores que nenhum programa de formação de consultores consegue repassar:

O primeiro está ligado aos atributos pessoais de cada um, como a inteligência, acuidade perceptiva, a imaginação criadora e até mesmo a saúde física. Essas  características podem até ser incrementadas ou desenvolvidas, desde que haja uma predisposição natural ou um talento próprio.

O segundo vem do berço, dos valores trazidos pela formação do caráter  e da personalidade que se traduzem em responsabilidade, dedicação e, sobretudo, postura ética.

O terceiro, diz repeito à motivação. A consultoria é uma questão de vocação , que transcende o saber e o poder, porque é altruísta, centrada no outro, no desejo autêntico de que seu cliente esteja cada vez melhor. O verdadeiro consultor, muitas vezes, abre mão de seus bens mais preciosos: o seu conhecimento, o seu conforto, a sua vida em família, o seu lazer, as suas rotinas, as suas próprias necessidades e desejos para servir àqueles  que dele necessitam. Não se presta  consultoria efetiva se não houver paixão A relação de ajuda é uma opção de amor.

Maria José Lara Bretas Pereira- consultora e professora e autora do livro Na Cova dos Leões- O Consultor como Facilitador de Processo Decisório Empresarial, com  apresentação do consultor, coach para desenvolvimento de consultores e professor dos Cursos de Consultoria  Luiz Affonso Romano e Prefácio do psicólogo e consultor de empresas Paulo Costa Mour.a

Share Button

1 Comment

  1. Cecília Montes · 19 de abril de 2018 Reply

    Estes três grupos de fatores muito bem apontados pela professora Maria José são os que nos diferenciam uns dos outros neste vasto mercado. São eles que diferenciam os medíocres e charlatões dos bons profissionais que estão em busca de excelência. Bem aventurado é o cliente que encontra este profissional e tem condições de investir na Consultoria.
    Cecília Montes
    Consultora

Leave a reply